ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Jan/2022

Futuros em baixa com chuvas na América do Sul

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta terça-feira (18/01). O mercado foi pressionado pela expectativa de chuvas em áreas da América do Sul que estavam mais secas. O vencimento março da oleaginosa perdeu 8,50 cents (0,62%), e fechou a US$ 13,61 por bushel.

De acordo com a meteorologia, as chuvas que voltaram à Região Sul do Brasil no fim de semana devem continuar na região ao longo da próxima semana, beneficiando os campos semeados mais tarde. Na Argentina, a perspectiva é de chuvas isoladas nos próximos dez dias, o que também deve favorecer as lavouras implantadas mais tarde. O desempenho do farelo de soja, que caiu quase 4%, também influenciou os negócios.

O farelo passou por uma correção com a perspectiva de clima mais úmido na Argentina, principal exportador mundial do derivado. Nos últimos 30 dias, no entanto, ainda acumula ganho de cerca de 4%. A desaceleração das compras chinesas de soja dos Estados Unidos é outro fator que pesou sobre os contratos. A Bloomberg afirmou, citando relatório da Fitch Solutions, que as tensões entre Estados Unidos e China podem levar o governo chinês a continuar diversificando suas importações de produtos agrícolas e reduzir a participação dos Estados Unidos. Isso poderia acabar beneficiando o Brasil. A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) revisou para cima sua projeção de embarques de soja brasileira em janeiro. O Brasil deve exportar 4,320 milhões de toneladas, contra 4,274 milhões de toneladas previstas na semana passada.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou nesta terça-feira (18/01) que exportadores do país relataram venda de 239,4 mil toneladas de soja para o México, com entrega prevista para o ano comercial 2021/2022. Separadamente, o USDA informou que 1,72 milhão de toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana encerrada em 13 de janeiro, aumento de 74,6% ante a semana anterior. Do total, 868.727 toneladas tinham como destino a China. Dados da Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas (Nopa) mostraram que o processamento de soja nos Estados Unidos totalizou 5,07 milhões de toneladas) em dezembro. O volume representa aumento de 3,87% ante novembro, quando o esmagamento somou 4,88 milhões de toneladas.