ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Dez/2021

RTRS e o Padrão de Produção de Soja Responsável

A RTRS está incorporando para a cadeia da soja vários novos critérios de certificação e adotando um novo termo, "Padrão de Produção de Soja Responsável V4.0", que amplia o protocolo anterior. O alicerce segue o mesmo: cumprimento legal e boas práticas comerciais, condições de trabalho responsável, bom relacionamento com as comunidades, responsabilidade ambiental e boas práticas agrícolas. A partir de agora, no entanto, produtores terão de atender também ao Código de Boas Práticas da Iseal (associação global presente em cem países que apoia sistemas de sustentabilidade e avalia padrões e auditorias). A RTRS se tornou membro da Comunidade Iseal 2020. Uma das mudanças trazidas pela aliança é que a partir de agora as fazendas certificadas deverão comprovar que estão melhorando suas práticas ao longo do tempo por meio de indicadores, por exemplo, de emissões de carbono e quantidade de defensivos agrícolas aplicada.

Será feito o acompanhamento da evolução de todas as fazendas. Até então, essa análise era por amostra. Produtores rurais já certificados e outros que buscarem a certificação daqui por diante terão de apresentar, além disso, sua política para combater suborno, incluindo eventuais práticas por funcionários da propriedade. A questão atende a regras da Accountability Framework initiative (AFi), iniciativa voltada a promover princípios éticos nas cadeias de alimentos. A RTRS está reforçando, ainda, seu alinhamento ao AFi em relação a desmatamento, não conversão de terras naturais, direitos humanos, em particular quanto às comunidades indígenas, boas práticas agrícolas referentes à rotação de cultivos e plantio direto.

A questão de gênero também é abordada no novo padrão de certificação de soja, de modo a se alinhar aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Produtores e empresas terão de buscar equilíbrio entre o número de funcionários homens e mulheres, garantir a segurança para as mulheres que trabalham no campo, prever licença-maternidade e outros pontos. O Padrão de Produção de Soja Responsável V4.0 começa a vigorar a partir de dezembro para novas certificações. Os produtores que já possuem o selo RTRS terão um ano para implementar as novas exigências. Fundada em 2006, a RTRS é uma organização global multissetorial formada pelos principais representantes da cadeia da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Conta hoje com mais de 180 membros dos países do mundo inteiro. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.