ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Dez/2021

Certificação no padrão RTRS deve crescer no Brasil

A certificação de soja dentro dos padrões da Associação de Soja Responsável (RTRS) no Brasil deve aumentar de 15% a 20% neste ano em comparação com 2020. O País contabilizou no ano passado 236 fazendas, cerca de 1 milhão de hectares e 3,7 milhões de toneladas de soja com o selo de produção responsável. Dificilmente crescerá menos de 15%. Desde 2018, as certificações vêm aumentando de 15% a 20%, só no ano passado houve mais dificuldade por causa da pandemia, que levou muitas fazendas a não receberem auditores. Das fazendas certificadas até o momento, a maior parte está no Cerrado, em especial no sul do Maranhão, e na região de Sorriso, em Mato Grosso. Na Região Sul está começando agora (há vários produtores do Paraná).

A soja certificada no padrão RTRS representa um percentual pequeno da produção total do grão do Brasil, em torno de 3,5% tomando por base 2020. Mas, vem ganhando espaço. A perspectiva é que neste ano chegue a 5% da safra. É um nicho, tem muito para crescer, com muitas empresas novas para entrar no mercado. Para chegar a 30%, 40% do mercado vai levar uns bons anos, mas há espaço para isso. Hoje, mais de 90% da soja brasileira certificada é adquirida por empresas que originam o grão para a Europa, mas o quadro de concentração começa a mudar. Em países da América Latina, assim como no Brasil, empresas começam a comprar volumes maiores do grão certificado no padrão RTRS e em 2021 foram registradas as primeiras compras do grão por consumidores asiáticos. A Tailândia adquiriu primeiro, depois veio Japão e China, ainda volumes pequenos. Porém, isso está começando a mudar.

O padrão RTRS vale tanto para soja transgênica como convencional. Não só o produtor precisa da certificação, como a empresa compradora também. Além do Brasil, há produtores de soja reconhecidos dentro do padrão RTRS na Argentina, Paraguai, Uruguai, China e Índia. Em 2020, o número de agricultores chegava a 49 mil, que abrangiam uma área de 1,350 milhão de hectares e 4,8 milhões de toneladas, cerca de 80% do Brasil. Na Índia, o número de produtores é maior do que no Brasil, porque o país tem milhares de pequenas propriedades, de 1 a 2 hectares cada. Para 2021, a perspectiva é atingir 6 milhões de toneladas de soja certificadas e uma área de 1,5 milhão a 1,6 milhão de hectares. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.