ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Dez/2021

Futuros de soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta na sexta-feira (03/12), após novo anúncio de venda avulsa do grão norte-americano para o exterior. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores do país relataram venda de 122 mil toneladas para destinos não revelados. Para muitos analistas, essa soja deve acabar em portos chineses. Na quinta-feira (02/12), foram relatadas vendas de 294,1 mil toneladas de soja, sendo 164,1 mil toneladas para destinos não revelados e 130 mil toneladas para a China.

O vencimento janeiro da oleaginosa subiu 23,00 cents (1,85%), e fechou a US$ 12,67 por bushel. Houve relatos de que vários carregamentos de soja para embarque em dezembro e janeiro foram negociados na região do Golfo dos Estados Unidos na terça-feira (30/11). Além disso, vários carregamentos para embarque no começo de janeiro foram negociados na quarta-feira (1º/12). Esses anúncios do USDA ajudam a confirmar parte do volume vendido. Apesar disso, o potencial de alta é limitado. A partir de março, a competição com o Brasil será feroz, com expectativa de produção recorde, a não ser que ocorram incidentes de fim de ciclo.

As lavouras na maior parte das áreas de cultivo do Brasil estão recebendo umidade adequada, mas a falta de chuvas na Região Sul do País ainda preocupa. Os produtores no Rio Grande do Sul estão ficando mais preocupados com o clima seco recente e a expectativa de chuvas escassas nas próximas duas semanas. Os ganhos também foram sustentados pelo desempenho do farelo, que subiu quase 3%. A demanda por farelo de soja está aquecida nos Estados Unidos e no Canadá por causa de problemas com a safra canadense de canola. De acordo com a Statistics Canada, a safra de canola em 2021/2022 deve ter somado 12,59 milhões de toneladas, ante 19,48 milhões de toneladas no ciclo anterior.