ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Dez/2021

Futuros em alta acompanhando o farelo de soja

Os futuros de soja fecharam em alta nesta quarta-feira (1º/12) na Bolsa de Chicago. O mercado passou por uma correção técnica depois de ter recuado nas cinco sessões anteriores e acumulado perda de 4,5% no período. Os ganhos também foram sustentados pelo desempenho do farelo de soja, que avançou mais de 2%. O vencimento janeiro da oleaginosa avançou 11,00 cents (0,90%), e fechou a US$ 12,28 por bushel.

Preocupações com a variante Ômicron do coronavírus, no entanto, continuam no radar. Levará semanas para saber mais sobre a variante atual e, enquanto isso, a incerteza manterá os mercados oscilando entre momentos de fuga para ativos mais seguros e compras de oportunidade. Com a expectativa de que as negociações diminuam à medida que o Natal se aproxima, traders estão esperando mais volatilidade no mercado em dezembro.

O mercado se posicionará para o feriado, o que traz um pequeno volume e torna os futuros muito mais fáceis de manipular. Isso pode causar exageros nas negociações até a virada para 2022. O clima no Brasil tem sido bastante favorável, mas a falta de chuvas na Região Sul do País ainda é motivo de preocupação. Com exceção de algumas possíveis chuvas neste fim de semana, a Região Sul do Brasil ficará seca, o que é desfavorável para o desenvolvimento do milho e da soja.