ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Nov/2021

Chicago cai com temores sobre variante da Covid

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em queda na sexta-feira (26/11). Traders liquidaram posições compradas em meio a um sentimento generalizado de aversão a risco, após a notícia de que uma nova variante do coronavírus foi detectada na África do Sul. A variante apresenta elevado número de mutações, o que pode resultar em uma versão mais transmissível e, potencialmente, com mais risco de contornar a resposta imune gerada por infecções anteriores ou pela vacinação.

O vencimento janeiro da oleaginosa recuou 13,75 cents (1,09%), e fechou a US$ 12,52 por bushel. O petróleo terminou em forte queda, já que a nova variante pode desencadear mais restrições a viagens. No entanto, o recuo do petróleo foi acentuado pela liquidez reduzida após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos (25/11). A sessão na sexta-feira (26/11) se encerrou uma hora mais cedo e, além disso, muitos traders no país emendaram o feriado. O desempenho do petróleo pesou sobre o óleo de soja, que caiu 3%.

Dados semanais de vendas externas dos Estados Unidos vieram mais próximos do teto das estimativas. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores venderam 1,564 milhão de toneladas de soja da safra 2021/2022 na semana encerrada em 18 de novembro. O volume representa aumento de 13% ante a semana anterior e a média das quatro semanas anteriores. Para a safra 2022/2023, foram comercializadas 6 mil toneladas. A China comprou 882,5 mil toneladas do total.