25/Nov/2021
Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago reverteram ganhos e fecharam em baixa nesta quarta-feira (24/11), com traders ajustando posições antes do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. O mercado ficará fechado nesta quinta-feira (25/11) e a sessão será mais curta na sexta-feira (26/11), mas muitos investidores só devem retornar na próxima semana. O volume reduzido de negócios nesta quarta-feira (24/11) contribuiu para aumentar a volatilidade. O vencimento janeiro recuou 6,50 cents (0,51%), e fechou a US$ 12,66 por bushel.
As cotações foram pressionadas em parte pela queda do trigo, que pode levar fundos que investem em commodities a vender posições. O recuo do farelo também pesou sobre os contratos. Os preços caíram apesar de novo anúncio de venda avulsa da oleaginosa. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores relataram venda de 330 mil toneladas de soja para destinos não revelados, com entrega prevista para 2021/2022. Apesar disso, as vendas no ano comercial corrente ainda estão 32% abaixo do nível verificado um ano antes.
A demanda doméstica nos Estados Unidos no momento é melhor do que a externa. Durante o outono do Hemisfério Norte, a China importou bem menos soja dos Estados Unidos do que seria normal para esta época do ano. Isso se deve às margens de processamento enfraquecidas e à intensa competição de preços com o Brasil. Os embarques de grãos dos Estados Unidos também foram prejudicados no início do outono pelos danos aos terminais de exportação na Costa do Golfo da Louisiana e pelos extensos cortes de energia causados pelo furacão Ida.