ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Nov/2021

Futuros têm altas acompanhando o óleo de soja

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (22/11). Os ganhos foram sustentados em parte pelo desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 2%. O derivado, por sua vez, acompanhou a alta do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. O vencimento janeiro da soja em grão subiu 11,00 cents (0,87%), e fechou a US$ 12,74 por bushel.

O movimento dos preços, no entanto, pode ter sido acentuado por um volume reduzido de negócios. Deve ser um fato bem conhecido que os volumes muitas vezes diminuem perto dos feriados, especialmente no período entre o fim de novembro e o fim do ano, o que pode exagerar os movimentos. Os movimentos podem ser amplificados durante esse período e podem não refletir realmente os fundamentos. Nesta semana, a expectativa é de que o mercado fique mais esvaziado por causa do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, na quinta-feira (25/11). Dados publicados nesta segunda-feira (22/11) mostraram queda nas exportações norte-americanas de soja na semana encerrada em 18 de novembro.

Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), 1,684 milhão de toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos do país no período, queda de 28,7% ante a semana anterior. Fundos de investimento elevaram significativamente suas apostas na alta dos preços de soja na Bolsa de Chicago na semana até 16 de novembro, de acordo com levantamento divulgado na sexta-feira (19/11) pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC). A posição líquida comprada desses agentes aumentou 220% no período, de 9.222 para 29.539 lotes.