ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Nov/2021

Futuros de soja em queda com ajuste de posições

Os contratos futuros de soja terminaram em queda na Bolsa de Chicago nesta segunda-feira (08/11). O vencimento janeiro, o mais líquido atualmente, perdeu 17,00 cents (1,41%) e fechou a US$ 11,88 por bushel. Foi o quarto recuo consecutivo desse vencimento. O mercado vem ajustando posições para o relatório mensal de oferta e demanda que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publica nesta terça-feira (09/11).

A expectativa é de aumento na produção e na produtividade dos Estados Unidos em relação ao boletim de outubro. Para produção dos Estados Unidos, o mercado projeta 121,94 milhões de toneladas, acima das 121,06 milhões de toneladas previstas no mês passado pelo USDA. Outro fator que pesou nos contratos foi que, no Brasil, o plantio da safra 2021/2022 avançou. Além disso, a valorização do dólar ante o Real contribuiu para a influência baixista.

Isso porque a alta da moeda estimula exportadores brasileiros a venderem mais soja ao mercado externo. Vale lembrar que o Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos nesse mercado. Nesta segunda-feira (08/11), o que limitou perdas mais expressivas foi o bom volume inspecionado para exportação dos Estados Unidos, na semana encerrada em 4 de novembro, de 2,646 milhões de toneladas. Em relatório semanal de inspeção de portos, o USDA informou, ainda, que a China continuou sendo o principal destino, com 1,8 milhão de toneladas.