01/Nov/2021
Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta na sexta-feira (29/10), após terem passado a maior parte da sessão perto da estabilidade. Um novo anúncio de vendas avulsas do grão norte-americano contribuiu para os ganhos. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores relataram venda de 132 mil toneladas de soja para destinos não revelados. Além disso, vendas de 222.350 toneladas de soja foram reportadas durante o período coberto pelo relatório semanal de exportação, também para destinos não revelados.
Para muitos analistas, essas vendas devem ter como destino a China, que estaria aproveitando quedas recentes de preços para comprar mais soja norte-americana. O vencimento janeiro da oleaginosa ganhou 3,50 cents (0,28%), e fechou a US$ 12,49 por bushel. Na semana passada, acumulou valorização de 1,52%. Apesar do anúncio de sexta-feira (29/10), as vendas externas dos Estados Unidos para entrega no ano comercial corrente ainda estão 35% abaixo do nível registrado um ano antes.
A China está preocupada com problemas logísticos nos Estados Unidos, o que poderia afetar a demanda. O USDA informou que o congestionamento de navios nos portos de Los Angeles e Long Beach, que são responsáveis por cerca de 30% das exportações de grãos do país, está afetando as inspeções para embarque. A alta do óleo de soja também deu suporte às cotações. O derivado passou por uma correção depois de ter recuado nas três sessões anteriores e acumulado perda de 3,6% no período.