ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Out/2021

Futuros em baixa com as fracas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quinta-feira (28/10), após dados de vendas externas dos Estados Unidos que vieram abaixo da expectativa do mercado. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores venderam 1,183 milhão de toneladas de soja da safra 2021/2022 na semana encerrada em 21 de outubro. O volume representa queda de 59% ante a semana anterior e de 22% em relação à média das quatro semanas anteriores.

A China comprou 1,081 milhão de toneladas do volume total. O vencimento novembro da oleaginosa recuou 5,50 cents (0,44%), e fechou a US$ 12,33 por bushel. Apesar das vendas decepcionantes, importadores chineses devem aproveitar essas quedas nos preços para fazer compras mais expressivas de soja norte-americana. Além disso, houve rumores de que a China estaria buscando farelo de soja dos Estados Unidos e do Brasil. As vendas norte-americanas de farelo estão 19% acima do nível registrado um ano antes.

O comportamento do óleo de soja, que caiu quase 1%, continua influenciando fortemente os preços da soja em grão. O derivado vem passando por uma correção e acumula perda de 3,6% nas últimas três sessões. Em outubro, no entanto, ainda sobe mais de 3,5%. Investidores começam a voltar suas atenções para o próximo relatório de oferta e demanda do USDA, que será divulgado no dia 9 de novembro. Traders estão discutindo a possibilidade de um aumento dos rendimentos no relatório de novembro.