ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Out/2021

Preços mundiais da soja deverão seguir estáveis

Segundo o Itaú BBA, os preços dos contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago devem continuar firmes. Mesmo que o balanço entre oferta e demanda norte-americano e global devam ficar um pouco mais folgados que o esperado, a relação entre estoque e uso da oleaginosa está longe de ser confortável. O relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) elevou as estimativas para estoques finais de soja dos Estados Unidos e do mundo.

No caso dos Estados Unidos, os estoques finais devem ficar próximos dos 9 milhões de toneladas, implicando em uma relação estoque/uso de 7,3%, superior à observada na safra anterior, mas ainda baixa do ponto de vista histórico. No balanço global, deve haver uma pequena melhora na disponibilidade do grão na safra 2021/2022. Entretanto, a relação estoque/uso ainda deverá permanecer longe dos patamares observados nas safras 2017/2018 e 2018/2019. Dado o aperto no balanço global da soja, qualquer problema no plantio e no desenvolvimento da safra na América do Sul poderá desencadear novas altas do grão na Bolsa de Chicago.

No Brasil, caso seja observado um bom ritmo de implantação da lavoura, não se descarta a hipótese de redução dos prêmios futuros nos portos e, portanto, uma piora na precificação local para a próxima safra caso não seja compensada pela Bolsa de Chicago ou taxa de câmbio. Uma aceleração das aquisições pela China também é mencionada como fator para permanecer no radar do mercado. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.