ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Out/2021

Produção brasileira é sustentável e competitiva

No 40º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2021), realizado nesta quinta-feira (14/10), a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) afirmou que o Brasil precisa avançar na regularização fundiária, nas reformas, especialmente a administrativa, e no marco temporal. A entidade ressaltou que a produção agrícola brasileira tem qualidade, sustentabilidade e competitividade. Os produtores têm trabalhado a sustentabilidade principalmente no plantio direto da soja, que tem sido relevante para a produção da 2ª safra de milho.

O setor tem mostrado que não precisa avançar sobre novas áreas de floresta porque a tecnologia é uma aliada que eleva a produtividade. A Embrapa tem tido um papel fundamental nesse processo de melhoria da eficiência produtiva. A Aprosoja também está disposta a buscar as adequações necessárias para continuar produzindo alimentos saudáveis e sem restrições comerciais nas exportações. Mas, há necessidade de mais benefícios aos produtores no Brasil.

Foram comparados os subsídios concedidos em outros países com as dificuldades dos produtores. O seguro agrícola, por exemplo, atende a cerca de 17% das áreas brasileiras apenas. O Brasil precisa de uma cadeia com renda para continuar produzindo com sustentabilidade, qualidade e levando essa soja com alto teor de proteína e óleo ao mundo. O setor brasileiro está dando um exemplo de competitividade ao mundo com a produção de soja. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.