ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Set/2021

Futuros da soja em alta com ajustes de posições

Os futuros de soja fecharam em alta nesta quarta-feira (29/09) na Bolsa de Chicago. Traders ajustaram posições antes do relatório trimestral de estoques do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) que será divulgado nesta quinta-feira (30/09). Em seu relatório de oferta e demanda de setembro, o USDA estimou os estoques de soja ao fim de 2020/2021 em 4,76 milhões de toneladas. O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 6,75 cents (0,53%), e fechou a US$ 12,83 por bushel.

Quase todas as estimativas apontam para estoques menores do que um ano atrás. O fato desta quinta-feira (30/09) ser o último dia do mês e do trimestre também levou fundos de investimento a ajustar posições nesta quarta-feira (29/09). Os preços subiram apesar de preocupações com a demanda chinesa. Nesta quarta-feira (29/09), o USDA não anunciou nova venda avulsa para o país asiático.

As compras chinesas até agora estão 8,25 milhões de toneladas abaixo do nível registrado um ano antes. Essas preocupações aumentaram nos últimos dias, após o racionamento de energia em várias províncias do país ter obrigado esmagadoras de soja a suspender operações. A lenta retomada das exportações na região do Golfo dos Estados Unidos também limita a demanda externa. Além disso, o baixo nível dos rios nos Estados Unidos está restringindo a movimentação de barcaças que transportam grãos.