14/Set/2021
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) confirmou participação no segundo ciclo do Programa de Imagem e Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro (Pam Agro) 2021-2023, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem o objetivo de melhorar a percepção de mercados internacionais estratégicos em relação à cadeia do agronegócio brasileiro, por meio de um esforço coordenado de comunicação que destaque a sustentabilidade, a segurança e a tecnologia embarcadas nos produtos advindos do Brasil.
Com o Pam Agro, há oportunidade de iniciar um processo de mudança, mostrando aos europeus todos os programas que são desenvolvidos no Brasil para garantir a sustentabilidade dos processos produtivos e dos produtos. A segunda edição do programa chega em bom momento, principalmente por focar na Europa, grande mercado importador, mas que ainda tem "visão distorcida" sobre as questões de sustentabilidade da cadeia da soja. A União Europeia é hoje o principal destino do farelo de soja produzido no Brasil e segundo destino da soja em grão, atrás da China.
Entre janeiro e agosto deste ano, mais de 5 milhões de toneladas do derivado e quase 8 milhões de toneladas de soja em grão brasileira foram exportadas para o bloco. O Pam Agro é uma parceria entre a Apex-Brasil e o setor privado, com o suporte dos ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Agricultura. Além de buscar sensibilizar a opinião pública internacional e trazer efeitos positivos para as exportações de setor, também dedica especial atenção ao processo de ratificação do acordo Mercosul-União Europeia. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.