03/Set/2021
Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Aplicada (Imea), a área plantada com soja em Mato Grosso na safra 2021/2022 deve crescer mais de 3% ante a área semeada com a oleaginosa no Estado em 2020/2021, para próximo de 10,84 milhões de hectares. O incremento de área deve ocorrer principalmente na região mais ao norte do Estado, onde há conversão de áreas de pastagem para agricultura. A boa rentabilidade do grão estimula o crescimento da área plantada.
Quanto à produção de soja do Estado no ciclo 2021/2022, a projeção é de crescimento de 3,7% para 37,4 milhões de toneladas. A produtividade é um cenário aberto em virtude de clima, mas pode trazer um ajuste significativo na produção ante o ano passado. O vazio sanitário se encerrará em 15 dias no Estado, quando é permitido o início da semeadura da oleaginosa. O produtor está com praticamente todos os insumos comprados. Grande parte (92%) dos insumos agrícolas já foram adquiridos, quando a relação de troca estava favorável ao produtor no início do ano.
Há pouco volume para ser comprado. Quanto ao clima, há contrariedade entre as previsões. Algumas indicam chuva abaixo da média durante o cultivo no Estado, enquanto outras apontam para precipitações acima da média. O que será decisivo é a janela de chuvas no começo do cultivo, que pode dar condições para a semeadura acontecer período normal e o desenvolvimento da soja ocorrer até meados de janeiro, não atrasando o plantio de milho. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.