ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Set/2021

Futuros recuam com incertezas sobre furacão Ida

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em queda nesta terça-feira (31/08). O mercado foi pressionado por uma combinação de fatores, como ajustes de fim de mês, liquidação dos contratos para setembro e danos causados pelo furacão Ida à infraestrutura de exportação na Louisiana. O vencimento novembro da oleaginosa recuou 10,75 cents (0,82%), e fechou a US$ 12,92 por bushel. As tradings de grãos Archer Daniels Midland (ADM) e Bunge interromperam as operações perto de Nova Orleans durante o fim de semana, após a passagem do furacão ter deixado muitos sem eletricidade no estado da Louisiana.

As companhias disseram que estão monitorando a situação e retomarão as operações quando for seguro. Além disso, uma unidade da Cargill no estado teve danos significativos em sua estrutura. Mesmo para as outras empresas, a falta de eletricidade deve atrasar por semanas os embarques de grãos e/ou reparos. O Porto de Nova Orleans suspendeu as operações na segunda-feira (30/08), e a Guarda Costeira dos Estados Unidos fechou uma parte do baixo Rio Mississippi, restringindo a movimentação de embarcações na mais importante rota usada para exportar safras como milho e soja. Isso deve afetar os embarques do Golfo dos Estados Unidos por pelo menos uma semana.

A queda recente dos preços, no entanto, oferece uma oportunidade de compra que pode acabar impulsionando as cotações. A China e outros importadores gostariam de comprar grãos dos Estados Unidos a preços mais baixos. Os esforços para encontrar capacidade de exportação a granel fora do Golfo estão em andamento. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 56% da safra de soja do país apresentava condição boa ou excelente até o dia 29 de agosto, estável ante a semana anterior. As lavouras de maturação mais tardia se beneficiaram das chuvas na semana passada, mas que as outras já estavam com o desenvolvimento muito adiantado.