ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Ago/2021

Futuros em forte alta acompanhando óleo de soja

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta expressiva nesta terça-feira (24/08). Os ganhos refletiram em parte o desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 3% pelo segundo pregão consecutivo, após ter acumulado perda de mais de 10% na semana passada. O derivado também acompanhou o avanço do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel.

O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. O vencimento novembro do grão avançou 39,00 cents (3,02%), e fechou a US$ 13,31 por bushel. Um novo anúncio de venda de soja norte-americana também deu suporte às cotações. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores relataram venda de 132 mil toneladas de soja para a China. O preço da oleaginosa atingiu nos últimos dias o menor nível desde o começo do ano, o que deve atrair mais compradores. Nas duas sessões anteriores, não houve vendas avulsas de soja.

Antes disso, porém, tinham sido anunciadas vendas em 11 sessões consecutivas, totalizando 2,715 milhões de toneladas. A alta também foi motivada pela piora da qualidade das lavouras nos Estados Unidos. O USDA informou que 56% da safra apresentava condição boa ou excelente até o dia 22 de agosto, queda de 1% ante a semana anterior. O que preocupa traders é o fato de que a piora da condição ocorreu principalmente em estados do leste do Meio Oeste, que foram menos castigados pela seca do que os do oeste.