ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Ago/2021

Futuros em queda acompanhando o óleo de soja

Os futuros de soja fecharam em queda expressiva nesta quinta-feira (19/08) na Bolsa de Chicago. O mercado foi pressionado em parte pelo desempenho do óleo de soja, que recuou 2,54%. O derivado, por sua vez, acompanhou o enfraquecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. O vencimento novembro do grão recuou 33,25 cents (2,46%) e fechou a US$ 13,20 por bushel. A boa perspectiva para a safra dos Estados Unidos também pesou sobre os contratos.

A expedição Pro Farmer Crop Tour, que na quarta-feira (18/08) percorreu lavouras em Illinois e no oeste de Iowa, afirmou que a contagem de vagens de soja nessa etapa ficou acima dos números do ano passado e da média dos três anos anteriores. A previsão de chuvas em áreas mais secas do Meio Oeste e no norte das Grandes Planícies dos Estados Unidos também influenciou os negócios. De acordo com a meteorologia, a expectativa é de chuvas significativas no norte das Grandes Planícies até esta sexta-feira (20/08). Também há chance de chuvas no noroeste do Meio Oeste, que enfrenta uma forte estiagem. Além disso, preocupações com o avanço da variante delta do novo coronavírus estão levando investidores a vender ativos de maior risco, como commodities.

Sinais de boa demanda pelo grão produzido nos Estados Unidos não foram suficientes para impulsionar os preços. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores relataram vendas de 263 mil toneladas de soja para a China e 148,59 mil toneladas de soja para o México. Esta foi a 11ª sessão consecutiva com anúncio de vendas avulsas da oleaginosa. No período, o volume totalizou 2,715 milhões de toneladas, sendo 1,245 milhão de toneladas para a China, 1,322 milhão de toneladas para destinos não revelados e 148,59 mil toneladas para o México. Os exportadores venderam 67,7 mil toneladas de soja da safra 2020/2021 na semana encerrada em 12 de agosto. Para a temporada 2021/2022, foram vendidos 2,142 milhões de toneladas.