ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Ago/2021

Alerta sobre os riscos de cultivar a Intacta2 Xtend

A Aprosoja Brasil divulgou comunicado nesta terça-feira (17/08) demonstrando preocupação em relação à utilização de sementes de soja Intacta2 Xtend, da Bayer, que, segundo a companhia, protege a planta contra lagartas e plantas daninhas, pela tolerância aos herbicidas glifosato e Dicamba. A apreensão da entidade reside no fato de que o Dicamba teve o registro concedido apenas para uso em pré-plantio, e não mais no pós-plantio. A empresa detentora da tecnologia e de registro do produto Dicamba alterou o registro e a recomendação de uso do herbicida para uso apenas em pré-plantio e não recomendou seu uso em pós-plantio. Segundo a associação, a empresa que registrou a biotecnologia fez todo o marketing sobre o benefício pelo seu uso em pós-plantio, agora volta atrás e não mais recomenda a utilização até então propagada.

Adicionalmente, as demais empresas que possuem registro para o herbicida também não recomendarão a sua utilização em pós-plantio. Diante desta situação, a Aprosoja Brasil alerta os produtores sobre os riscos de eles cultivarem a soja Intacta2 Xtend, pois tanto a detentora da tecnologia Intacta2 Xtend e de registro de um produto formulado à base de Dicamba, assim como as demais empresas que possuem seu registro, deram sinal de que não se responsabilizarão pelos riscos de uso do produto. Além disso, caso o produtor opte por utilizar tanto as sementes transgênicas quanto o Dicamba, ele precisa entender que estará por sua conta e risco e poderá ter problemas, mesmo que adote todas as recomendações da bula.

Os eventuais prejuízos a ele e a terceiros (por causa de deriva do agrotóxico para lavouras vizinhas) não serão assumidos pela empresa que lhe vendeu as sementes ou o herbicida. Neste cenário, a associação pede às autoridades competentes que revejam o atual posicionamento no intuito de evitar prejuízos aos produtores e à imagem da agricultura brasileira. Desde 2018, a Aprosoja tem alertado as autoridades brasileiras para a necessidade de um regulamento mais rigoroso para o herbicida. Isso decorre dos problemas que os produtores norte-americanos passaram a enfrentar após o lançamento da tecnologia em soja com tolerância ao Dicamba nos Estados Unidos (problemas de deriva). Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.