ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Ago/2021

Futuros em alta com vendas dos EUA para China

Os futuros de soja fecharam em leve alta nesta quarta-feira (11/08) na Bolsa de Chicago, impulsionados por mais uma venda avulsa do grão norte-americano para o exterior. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram venda de 132 mil toneladas de soja para a China. Este foi o quinto dia seguido com anúncio de venda avulsa da oleaginosa. No período, o volume totalizou 929 mil toneladas, sendo 395 mil toneladas para a China e 534 mil toneladas, para destinos não revelados.

O vencimento novembro ganhou 3,25 cents (0,24%) e fechou a US$ 13,40 por bushel. O desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 1%, também deu suporte às cotações. O derivado acompanhou a forte alta do óleo de palma, que foi motivada pela queda dos estoques na Malásia. De acordo com o Conselho de Óleo de Palma da Malásia, as reservas em julho diminuíram 7,3% ante junho. Esta é uma época do ano em que os estoques de óleo de palma crescem por causa da colheita. A escassez de mão de obra está desacelerando a colheita, mas a forte demanda também é um fator.

Os dois óleos vegetais são concorrentes em alimentação e na fabricação de biodiesel. Traders também ajustaram posições antes do relatório mensal de oferta e demanda do USDA, que será divulgado nesta quinta-feira (12/08). Alguns analistas acreditam que as estimativas para a soja podem ficar inalteradas, já que agosto é considerado o mês mais importante para determinar o rendimento da safra. É quase impossível prever a produtividade nesta época do ano, o que pode impedir um ajuste do USDA. Essa possibilidade deixou investidores cautelosos e limitou a alta dos preços.