ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Ago/2021

Futuros de soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta terça-feira (10/08), refletindo a melhora recente da demanda pelo grão produzido nos Estados Unidos. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores relataram vendas de 262 mil toneladas de soja, sendo 132 mil toneladas para a China e 130 mil toneladas, para destinos não revelados. Este foi o quarto dia seguido com anúncio de vendas avulsas para o exterior.

No período, o volume totalizou 797 mil toneladas, sendo 263 mil toneladas para a China e 534 mil toneladas, para destinos não revelados. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 7,00 cents (0,53%) e fechou a US$ 13,36 por bushel. O mercado também foi influenciado pelo desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 1%. O derivado, por sua vez, acompanhou a alta do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel.

O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. O USDA informou que 60% da safra de soja apresentava condição boa ou excelente até o dia 8 de agosto, sem variação ante a semana anterior. Na época correspondente do ano passado, essa parcela era de 74%. Agora que o relatório semanal de acompanhamento de safra foi divulgado, o mercado vai voltar suas atenções para o relatório mensal de oferta e demanda do USDA, que será publicado nesta quinta-feira (12/08).