ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Ago/2021

Futuros da soja em alta em movimento de correção

Os futuros de soja fecharam em alta nesta quarta-feira (04/08) na Bolsa de Chicago. O mercado passou por uma correção após ter recuado 2,5% na sessão anterior. Os ganhos também foram sustentados pela estimativa inicial da StoneX para a produtividade da soja nos Estados Unidos na temporada 2021/2022. Segundo a consultoria, o rendimento deve ser 3,36 toneladas por hectare. No mês passado, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou 3,42 toneladas por hectare.

O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 6,00 cents (0,45%) e fechou a US$ 13,25 por bushel. O desempenho do dólar, que inverteu o sinal e passou a cair ante o Real, contribuiu para a alta. O recuo da moeda norte-americana tende a desestimular as vendas externas do Brasil, o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. De acordo com estimativa da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o País deve exportar entre 4,927 milhões e 6,5 milhões de toneladas de soja em agosto.

Diante da ausência de grandes novidades, traders estão com dificuldade para encontrar uma direção para os preços. As atualizações meteorológicas para os Estados Unidos continuam em grande parte inalteradas. Nesta quinta-feira (05/08). Serão divulgados dados de vendas externas, mas não se espera grande impacto dos números. Isso significa que o mercado vai passar a se concentrar na produção e no relatório de oferta e demanda do USDA, que será divulgado no dia 12 de agosto.