ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Jul/2021

Futuros de soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta quinta-feira (29/07), refletindo a demanda pelo grão norte-americano da safra nova. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores relataram venda de 132 mil toneladas de soja para destinos não revelados, com entrega prevista para 2021/2022. O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 16,75 cents (1,23%) e fechou a US$ 13,77 por bushel.

Os cancelamentos superaram em 79,3 mil toneladas as vendas de soja da safra 2020/2021 na semana encerrada em 22 de julho. Para a safra 2021/2022, no entanto, as vendas líquidas foram de 312,8 mil toneladas. A soma das duas safras, de 233,5 mil toneladas, veio dentro das estimativas de analistas, que iam de zero a 400 mil toneladas. Os cancelamentos de soja da safra velha foram de certa forma compensados por vendas da safra nova que vieram perto do teto das estimativas. As vendas de soja da safra nova continuam fracas antes do início do ano comercial, em setembro.

Mas isso também significa que provavelmente haverá procura quando os preços tiverem uma queda maior, já que os importadores estão com as compras atrasadas. Os ganhos também foram sustentados pelo desempenho do óleo de soja, que avançou mais de 2%, e pelo enfraquecimento do dólar ante o Real. A queda da moeda norte-americana tende a desestimular as vendas externas do Brasil, que é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja.