ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Jul/2021

MT: soja convencional ocupará 3% da área total

O Instituto Soja Livre estimou que a área de soja convencional (não transgênica) na safra 2021/2022 em Mato Grosso, que começa a ser plantada na segunda quinzena de setembro, deve ser de 356,7 mil hectares, ou 3% da área total a ser cultivada no Estado, de mais de 10,4 milhões de hectares. O mercado consumidor europeu e a China começam a demandar muita soja convencional. É um nicho que deve se fortalecer para os agricultores brasileiros. Esses mercados podem ser mais explorados pelo Brasil. O mercado asiático tem sido atendido por outros países.

Ainda há alguns detalhes de especificações que estão sendo discutidos pelo Ministério da Agricultura, mas há espaço. China e Japão são os principais clientes, pois têm muito poder aquisitivo e o hábito de consumo humano de não transgênicos. Existe interesse por variedades não geneticamente modificadas especialmente na Europa, mas ainda há trabalho a realizar no continente, como mostrar a consumidores e varejistas a realidade da produção convencional no Brasil. É um trabalho de falar que existe produção agrícola e industrial no Brasil, como ela é feita há mais de 20 anos.

Contudo, há preocupação com possível falta de sementes para os produtores que decidirem plantar soja convencional na próxima safra. É um ciclo que ainda se repete: os agricultores decidem diminuir área porque não há contrato a longo prazo para a compra da soja convencional, as empresas produtoras de sementes não têm tanto volume para comercializar, a oferta de produto cai e o mercado demanda mais, com consequente alta nos preços e prêmios. É preciso alinhar o processo com todos os elos da cadeia. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.