28/Jul/2021
Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta terça-feira (27/07), após dados terem mostrado uma piora na condição das lavouras nos Estados Unidos. O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 1,75 cent (0,13%) e fechou a US$ 13,59 por bushel. Na segunda-feira (26/07), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 58% da safra apresentava condição boa ou excelente até o dia 25 de julho, uma queda de 2% ante a semana anterior.
Na época correspondente do ano passado, essa parcela era de 72%. Da safra, 76% tinham florescido, ante 74% em igual período do ano passado e 71% na média de cinco anos. Segundo o relatório, 42% da safra tinha formado vagens, ante 40% na data correspondente do ano passado e 36% na média de cinco anos. Tendo em vista o estágio de desenvolvimento, é improvável que haja muita melhora nesses números.
A volatilidade vista recentemente no mercado deve persistir até a colheita. A previsão é de que a qualidade da safra deve piorar ainda mais. O clima nesta semana será quente e seco em boa parte do Meio Oeste, então traders estarão esperando outro declínio na condição das lavouras no relatório que será divulgado dia 2 de agosto, se as condições previstas se confirmarem. O norte das Grandes Planícies deve ter apenas chuvas isoladas, de acordo com a meteorologia.