ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Jul/2021

Futuros têm leves altas com o clima seco nos EUA

Os futuros de soja fecharam perto da estabilidade nesta quarta-feira (21/07) na Bolsa de Chicago. O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 1,25 cent (0,09%) e fechou a US$ 13,89 por bushel. A expectativa de clima desfavorável em parte dos Estados Unidos e do Canadá influenciou os negócios. De acordo com a meteorologia, altas temperaturas no Meio Oeste devem estressar as lavouras, principalmente no noroeste da região.

No norte das Grandes Planícies, há possibilidade de chuvas isoladas, mas a maior parte da região deve continuar seca por causa das temperaturas bem acima da média. O clima seco também está afetando a safra de canola no Canadá. Isso é um fator que influencia o mercado global de oleaginosas, já que boa parte da oferta mundial de canola vem do Canadá. Uma safra reduzida só vai aumentar a demanda por soja e outras oleaginosas.

Esses fatores foram contrabalançados pelo desempenho do óleo de soja, que recuou quase 2%. O derivado, por sua vez, foi pressionado pela expectativa de maior oferta global. Na semana passada, o Senado argentino aprovou um projeto de lei que reduz de 10% para 5% a mistura de biodiesel de soja no diesel. Segundo representantes do setor, isso deve aumentar o volume de óleo de soja disponível para exportação e pressionar as cotações internacionais. A Argentina é o maior exportador mundial do óleo vegetal.