ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jul/2021

Futuros em alta com clima quente e seco nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta terça-feira (20/07), com traders atentos às condições climáticas em regiões de cultivo dos Estados Unidos. Segundo a meteorologia, o clima deve continuar seco e com temperaturas acima do normal no noroeste do Meio Oeste, o que deve manter o estresse das lavouras. No norte das Grandes Planícies, que vem enfrentando uma forte seca, a expectativa é de calor intenso até o fim de julho.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 60% da safra de soja do país apresentava condição boa ou excelente até o dia 18 de julho, melhora de 1% ante a semana anterior. Na época correspondente do ano passado, essa parcela era de 69%. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 15,75 cents (1,15%) e fechou a US$ 13,88 por bushel. A expectativa de melhora da demanda pelo grão norte-americano também deu suporte às cotações.

A S&P Global Platts observou que produtores brasileiros vêm segurando seus estoques, o que pode levar importadores a redirecionar suas compras para os Estados Unidos. A alta dos preços da soja na América do Sul está tornando o produto norte-americano mais competitivo no mercado global, e isso deve ser observado com atenção nas próximas semanas, já que pode significar demanda adicional por soja da safra velha. Os preços na Bolsa Chicago recuaram com temores relacionados ao possível impacto da variante delta do novo coronavírus na economia mundial.