ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Jul/2021

Futuros em alta com clima desfavorável nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta na sexta-feira (16/07). Traders estão preocupados com a oferta dos Estados Unidos e com o clima atipicamente quente e seco que ameaça a produtividade das lavouras do país. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 11,75 cents (0,85%) e fechou a US$ 13,91 por bushel.

As condições são adversas no norte das Grandes Planícies e no noroeste do Meio Oeste e há possibilidade de impacto sobre o rendimento, em meio à escassez de umidade no solo. As plantações não conseguirão resistir ao calor extremo sem perda acentuada de produtividade. As chuvas no norte das Grandes Planícies na semana passada foram decepcionantes e a região deve ficar muito mais seca nesta semana. Há possibilidade de chuvas isoladas, mas isso não deve ter impacto significativo sobre as lavouras.

Além disso, a expectativa é de calor intenso na região na nesta semana, o que vai continuar estressando as plantas. No noroeste do Meio Oeste, o tempo fica seco nesta semana, anulando qualquer benefício das chuvas recentes. Em meio ao aperto dos estoques e às incertezas quanto ao clima, os produtores nos Estados Unidos estão segurando seus estoques da safra velha. A soja embarcada no Golfo dos Estados Unidos está atualmente mais competitiva do que a brasileira, o que pode estimular a demanda.