ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jul/2021

Futuros de soja caem com movimento de correção

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quinta-feira (15/07). O mercado passou por uma correção após ter subido nas quatro sessões anteriores e acumulado valorização de 4,8% no período. Também pesou sobre os contratos o fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as vendas externas brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja.

O vencimento novembro perdeu 3,25 cents (0,23%), e fechou a US$ 13,80 por bushel. Preocupações com o clima em áreas de cultivo dos Estados Unidos impediram uma queda mais acentuada dos preços. Segundo a meteorologia, a previsão é de chuvas em boa parte do Meio Oeste nos próximos dias, mas o tempo volta a ficar quente e seco na semana que vem. Isso pode anular qualquer benéfico das chuvas recentes no noroeste da região. No norte das Grandes Planícies, a expectativa é de tempo predominantemente seco e temperaturas bastante altas na próxima semana.

Há possibilidade de chuvas isoladas, mas isso não deve ter impacto significativo sobre as lavouras. Dados semanais de vendas externas dos Estados Unidos vieram dentro da expectativa do mercado. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores venderam 21,7 mil toneladas de soja da safra 2020/2021 na semana encerrada em 8 de julho. O volume é 66% menor que o da semana anterior e 76% inferior à média das quatro semanas anteriores. Para a temporada 2021/2022, foram vendidas 290,8 mil toneladas.