ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Jul/2021

Futuros têm forte queda: clima favorável nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em forte queda nesta terça-feira (06/07). Os negócios foram influenciados pela expectativa de chuvas em áreas de cultivo dos Estados Unidos que vêm sofrendo com uma seca rigorosa. A previsão de chuvas necessárias no norte das Grandes Planícies e no oeste do Meio Oeste nos próximos dez dias pesou sobre os contratos. O vencimento novembro da oleaginosa recuou 94,00 cents (6,72%) e fechou a US$ 13,05 por bushel.

Dados publicados na sexta-feira (02/07) mostraram que fundos de investimento reduziram suas apostas na alta das cotações de soja na semana encerrada em 29 de junho. De acordo com levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), a posição líquida comprada diminuiu 10,7% no período, de 80.318 para 71.720 lotes. Agora, com a expectativa de clima mais úmido nos Estados Unidos, traders continuaram liquidando posições compradas.

A grande questão é se as chuvas recentes e as previstas para os próximos dias e semanas serão suficientes para garantir um rendimento forte para a safra norte-americana. O foco do mercado tem sido a necessidade de uma produção normal neste ano, já que a forte demanda global resultou em estoques apertados. Qualquer rendimento abaixo da tendência vai exigir racionamento da demanda por soja, tendo em vista as estimativas atuais de demanda.