ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Jul/2021

Futuros em leve alta acompanhando óleo de soja

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta na sexta-feira (02/07). O mercado foi influenciado pelo desempenho do óleo de soja, que avançou mais de 1%. O derivado subiu com a percepção de que a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) não deve desobrigar um grande número de refinarias de petróleo de cumprir exigências de mistura de biocombustíveis, apesar de uma decisão da Suprema Corte favorável às refinarias. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação de biodiesel. A alta do óleo de palma também deu suporte.

O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 3,50 cents (0,25%) e fechou a US$ 13,99 por bushel. Traders também ajustaram posições antes do fim de semana prolongado nos Estados Unidos. Na segunda-feira (05/07), os mercados do país permanecem fechados por causa do feriado do Dia da Independência. No caso da soja, investidores parecem estar apostando que o clima seco após o feriado vai prejudicar as lavouras.

Os estoques de soja nos Estados Unidos estão ficando apertados, e um rendimento abaixo de 3,33 toneladas por hectare na safra 2021 pode impulsionar os preços para o nível de US$ 16,00 por bushel. Agora é o momento em que as chuvas se tornarão mais cruciais, já que a safra em desenvolvimento vai exigir mais umidade. O mercado também vai começar a prestar mais atenção à demanda pela safra velha nas próximas semanas. Há expectativa de que compradores retornem aos Estados Unidos antes da colheita, à medida que as exportações sul-americanas se desaceleram.