ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Jun/2021

Futuros ficam estáveis antes do relatório do USDA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam perto da estabilidade nesta terça-feira (29/06). Traders ajustaram posições antes dos relatórios de área plantada e estoques que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publica nesta quarta-feira (30/06). O vencimento novembro da oleaginosa fechou sem variação, a US$ 13,12 por bushel. Ajustes de posição antes do fim do mês e do trimestre também influenciaram os negócios.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 60% da safra de soja norte-americana apresentava condição boa ou excelente até o dia 27 de junho, sem variação em relação à semana anterior. Na época correspondente do ano passado, essa parcela era de 71%. O desempenho do óleo de soja, que avançou quase 5% na segunda-feira (28/06) e, nesta terça-feira (29/06) subiu mais de 2%, impediu a queda da soja em grão.

O derivado voltou a subir com a percepção de que a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) não deve conceder um grande número de isenções a pequenas refinarias de petróleo, apesar de uma decisão da Suprema Corte favorável a elas. Na semana passada, a Suprema Corte decidiu que a EPA não extrapolou sua autoridade ao desobrigar algumas pequenas refinarias de cumprir exigências de mistura de biocombustíveis. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação de biodiesel.