ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Jun/2021

Futuros de soja em alta em movimento de correção

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (28/06). O mercado passou por uma correção após ter recuado nas quatro sessões anteriores e acumulado perda de 3,75% no período. Dados sobre o posicionamento de traders divulgados na sexta-feira (25/06) também desencadearam uma recompra de contratos. De acordo com levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), fundos de investimento reduziram em 21,44% sua posição líquida comprada na semana encerrada em 22 de junho, de 102.242 para 80.318 lotes.

O desempenho do óleo de soja, que avançou quase 5%, contribuiu para os ganhos. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 42,75 cents (3,37%) e fechou a US$ 13,12 por bushel. Investidores também ajustaram posições antes dos relatórios de área plantada e estoques que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publica nesta quarta-feira (30/06).

A atenção deve estar voltada principalmente à área plantada, mas os números de estoques podem ser os verdadeiros fatores a direcionar o mercado. O mercado ainda está ciente do fato de que os Estados Unidos precisam de safras volumosas não apenas para satisfazer à demanda projetada, mas para permitir uma leve recomposição dos estoques. Qualquer indicação de que os estoques da safra nova vão diminuir vai provocar a retomada das compras no mercado.