ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jun/2021

Futuros em leve baixa com clima favorável nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta quarta-feira (23/06), refletindo o clima favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos. Segundo a meteorologia, Iowa teve chuvas esparsas e com granizo na terça-feira (22/06) que podem ter causado alguns danos localizados. De modo geral, no entanto, as precipitações foram benéficas. O estado, um dos maiores produtores de soja do país, vem sendo castigado por uma forte estiagem. Entre esta quinta-feira (24/06) e o fim de semana, a expectativa é de chuvas bem distribuídas em toda a região, com exceção de Minnesota.

O vencimento novembro da oleaginosa cedeu 2,00 cents (0,15%) e fechou a US$ 13,00 por bushel. Sinais de demanda pelo grão produzido nos Estados Unidos impediram uma queda mais acentuada. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram venda de 330 mil toneladas de soja para a China, com entrega prevista para a temporada 2021/2022. Na segunda-feira (21/06), tinham sido relatadas vendas de 456 mil toneladas de soja para entrega em 2021/2022, sendo 336 mil toneladas para a China e 120 mil toneladas para destinos não revelados.

As perdas também foram limitadas pelo desempenho do óleo de soja, que avançou mais de 2%. Nas últimas semanas, o derivado atingiu seu maior nível histórico e depois passou a cair, pressionado por um movimento de realização de lucros e por rumores de que o governo do presidente Joe Biden pode flexibilizar regras de mistura de biocombustíveis para ajudar refinarias de petróleo. Agora, o óleo de soja voltou a subir e já acumula valorização de 13,8% nas últimas quatro sessões.