ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jun/2021

Futuros fecham em alta em movimento de correção

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em forte alta na sexta-feira (18/06), com um movimento de correção. Na quinta-feira (17/06), os preços do grão caíram quase 7%, influenciados principalmente pelo desempenho do óleo de soja, que atingiu pelo segundo dia seguido o limite diário de queda estabelecido pela bolsa.

A expectativa de novas altas do dólar, após o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) ter sinalizado que pode elevar os juros antes do que se esperava anteriormente, também contribuiu para a venda de contratos. Após a queda da sessão anterior, boa parte da liquidação de posições compradas deve ter sido concluída. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 60,25 cents (4,81%) e fechou a 13,13 por bushel. O colapso de quinta-feira (17/06) ia acabar atraindo algumas compras, mas também houve suporte dos fundamentos (incertezas quanto ao clima em regiões de cultivo dos Estados Unidos).

A previsão para boa parte do Meio Oeste e das Grandes Planícies dos Estados Unidos é de chuvas isoladas nos próximos dias, mas o volume deve ser insuficiente para melhorar a situação em áreas mais secas. O clima quente e seco na semana passada prejudicou lavouras no oeste do Meio Oeste e no norte das Grandes Planícies e o potencial produtivo deve cair bastante, a menos que ocorra muita chuva imediatamente.