ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jun/2021

Futuros têm baixas acompanhando o óleo de soja

Os futuros de soja fecharam em baixa nesta quarta-feira (16/06) na Bolsa de Chicago. O mercado foi pressionado pelo desempenho do óleo de soja, que terminou no limite diário de queda estabelecido pela Bolsa, de 350 pontos (-5,71%). Os preços do derivado alcançaram recentemente seu nível mais alto, com a perspectiva de maior demanda da indústria de biodiesel nos Estados Unidos. Somente em 2021, o óleo de soja acumula valorização de quase 50%.

Nas últimas quatro sessões, no entanto, a commodity caiu 13,3%, refletindo um movimento de realização de lucros e rumores de que o governo do presidente Joe Biden pode flexibilizar regras de mistura de biocombustíveis para ajudar refinarias de petróleo. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação de biodiesel.

O vencimento novembro da oleaginosa caiu 30,25 cents (2,20%) e fechou a US$ 13,43 por bushel. Dados de processamento de soja nos Estados Unidos publicados no dia 15 de junho também pesaram sobre os contratos. O esmagamento no país totalizou 4,45 milhões de toneladas em maio. O número representa aumento de 1,9% ante o mês anterior, mas veio abaixo da expectativa do mercado.

Os preços devem continuar voláteis no futuro previsível, devido a divergências em modelos meteorológicos para regiões de cultivo dos Estados Unidos. O modelo europeu vem mostrando tendência de clima mais quente e seco, enquanto o norte-americano tem indicado tempo mais frio e úmido. O modelo norte-americano vem tendo mais sucesso recentemente em prever o tempo, e é isso que traders estão seguindo no momento.