ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jun/2021

Futuros recuam mesmo com piora na safra dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta terça-feira (15/06), apesar da piora da qualidade das lavouras nos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 62% da safra apresentava condição boa ou excelente até o dia 13 de junho, uma piora de 5% ante a semana anterior. Na época correspondente do ano passado, essa parcela era de 72%.

O USDA informou também que 86% da safra tinha emergido, em comparação a 79% um ano atrás e 74% na média de cinco anos. O vencimento novembro da oleaginosa recuou 21,75 cents (1,56%) e fechou a US$ 13,73 por bushel. Essa piora da condição das lavouras tem de ser analisada com um pouco de cautela, já que apenas 86% da safra emergiu. Embora essa parcela esteja acima da média para esta época do ano, dificulta uma leitura mais precisa sobre a condição da safra.

Além disso, o mercado por enquanto parece mais focado nos modelos meteorológicos, que indicam temperaturas abaixo da média e chuvas dentro ou acima do normal em áreas de cultivo dos Estados Unidos. Algumas tempestades tropicais que estão em estágio de desenvolvimento podem estar reforçando esse sentimento. Dados publicados nesta terça-feira (15/06) mostraram que o processamento de soja nos Estados Unidos totalizou 4,45 milhões de toneladas em maio. O número representa aumento de 1,9% ante o mês anterior.