ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jun/2021

Futuros em queda com chuvas em regiões dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em queda expressiva nesta segunda-feira (14/06). As condições mais favoráveis no Meio Oeste dos Estados Unidos levaram traders a reduzir o prêmio de risco climático. Houve chuvas suficientes no norte das Grandes Planícies e do Meio Oeste durante o fim de semana, e agora a perspectiva é de melhora da umidade e da temperatura. O Serviço Meteorológico Nacional prevê chuvas acima do normal e temperaturas dentro da média nas próximas semanas no Meio Oeste.

O vencimento novembro da oleaginosa recuou 43,50 cents (3,02%) e fechou a US$ 13,95 por bushel, o menor nível desde o fim de abril. Traders venderam cerca de 13 mil contratos de soja nesta segunda-feira (14/06). O mercado também foi influenciado pelo desempenho do óleo de soja. O derivado, por sua vez, acompanhou a forte queda do óleo de palma, que é seu concorrente em alimentação e na fabricação de biodiesel. Além disso, há rumores de que a pressão de refinarias de petróleo pode levar o governo do presidente Joe Biden a flexibilizar regras de mistura de biocombustíveis.

Traders também devem se concentrar no relatório de área plantada que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publica no fim do mês. Em março, o governo dos Estados Unidos estimou a área em 35,45 milhões de hectares. Mas, o mercado acredita que a área possa chegar a 36,42 milhões de hectares. Dados mostraram que 128.092 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana encerrada em 10 de junho, queda de 46,5% ante a semana anterior.