ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jun/2021

Futuros em alta após dados sobre safra dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta terça-feira (08/06), após o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) ter divulgado os dados iniciais sobre a condição das lavouras no país. O USDA informou que 67% da safra apresentava condição boa ou excelente até o dia 6 de junho. Na época correspondente do ano passado, essa parcela era de 72%. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 17,00 cents (1,18%) e fechou a US$ 14,57 por bushel.

As previsões meteorológicas de longo prazo apontam para uma extensão da seca nos meses de verão no Hemisfério Norte, o que significa que a condição das lavouras pode piorar ainda mais. Em áreas do oeste do Meio Oeste, especificamente Iowa e Minnesota, a expectativa é de poucas chuvas e de temperaturas em elevação, o que deve agravar a seca. O desempenho do óleo de soja, que avançou quase 2%, também deu suporte ao grão.

Os preços do derivado estão no maior nível desde 2008 e acumulam valorização de 70% em 2021, impulsionados pela demanda da indústria de biodiesel nos Estados Unidos. A maior procura pelo óleo vegetal se deve em parte aos esforços do governo do presidente Joe Biden para incentivar o uso de energia renovável e reduzir as emissões de carbono pela metade até 2030. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação de biodiesel.