ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Jun/2021

Futuros em alta com clima quente e seco nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta segunda-feira (07/06), refletindo o clima desfavorável no Meio Oeste dos Estados Unidos. No último fim de semana, foram registradas temperaturas muito altas no norte da região. Para áreas no oeste, especificamente Iowa e Minnesota, a previsão é de poucas chuvas e temperaturas acima do normal, o que pode causar estresse nas lavouras. O vencimento novembro da oleaginosa, atualmente o mais líquido, ganhou 4,50 cents (0,31%) e fechou a US$ 14,40 por bushel.

A umidade escassa e as altas temperaturas vistas em boa parte do Meio Oeste durante o fim de semana, junto com previsões de que essas condições devem persistir, são os principais catalisadores. Por causa do clima, traders não devem prestar muita atenção ao relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado nesta quinta-feira (10/06).

Se houver algum ponto de interesse, provavelmente será em ajustes na produção da América do Sul. O desempenho do óleo de soja também deu suporte aos preços do grão. Nos últimos dias, o derivado alcançou o maior nível desde 2008. Fortes chuvas na Indonésia devem prejudicar ainda mais a produção de óleo de palma no país, e isso está impulsionando o óleo de soja. Os dois óleos vegetais são concorrentes em alimentação e na fabricação de biodiesel. A perspectiva de forte demanda da indústria de biodiesel dos Estados Unidos também vem influenciando os preços de óleo de soja.