ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Jun/2021

Futuros em alta com o clima desfavorável nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta terça-feira (1º/06), com o clima quente e seco em parte do Meio Oeste dos Estados Unidos. Segundo a meteorologia, a previsão é de altas temperaturas no norte e no oeste da região nos primeiros dias de junho, o que deve manter o estresse nessas áreas que estão mais secas. As perspectivas de chuva são melhores em setores no sul da região.

O vencimento julho da oleaginosa ganhou 18,00 cents (1,18%) e fechou a US$ 15,48 por bushel. O mercado também foi influenciado pela forte alta do milho, que pode estimular fundos que investem em commodities a comprar posições. Levantamento publicado na sexta-feira (28/05) pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) mostrou que fundos de investimento reduziram suas apostas na alta dos preços de soja na semana encerrada em 25 de maio. A posição líquida comprada diminuiu 7,56% no período, de 144.594 para 133.657 lotes.

Esse número, em combinação com o clima desfavorável nos Estados Unidos, desencadeou recompras nesta terça-feira (1º/06). O desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 2%, também deu suporte aos preços do grão. O derivado, por sua vez, foi sustentado pelo avanço do petróleo e pela perspectiva de forte demanda do setor de biodiesel nos Estados Unidos. Há vários projetos de usinas biodiesel nos Estados Unidos e incentivos do governo, que podem dobrar a capacidade produção do país.