ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Mai/2021

Futuros em baixa com o clima favorável nos EUA

Os futuros de soja fecharam em baixa nesta quarta-feira (26/05) na Bolsa de Chicago. O mercado ainda é pressionado pelo avanço do plantio nos Estados Unidos e pelo clima favorável ao desenvolvimento das lavouras. Até o fim desta semana, a maior parte da safra de soja deverá ter sido implantada. Agora é a época em que o clima se torna um fator muito mais importante na formação de preços. Segundo a meteorologia, a previsão é de chuvas no Meio Oeste nos próximos sete dias.

No norte e no leste da região, a expectativa é de chuvas entre fracas e moderadas. No oeste e no sul o volume deve ser maior, com possibilidade de tempestades e alagamentos. O vencimento julho da oleaginosa recuou 8,25 cents (0,55%) e fechou a US$ 15,03 por bushel. As temperaturas elevadas na região devem beneficiar o desenvolvimento das lavouras. Isso tem estimulado a emergência das plantas em várias áreas.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 41% da soja tinha emergido até o dia 23 de maio, contra 33% um ano antes e 25% na média de cinco anos. Isso pode resultar em maturação antecipada e fazer com que as lavouras evitem o calor do fim do período de desenvolvimento, que tende a reduzir o potencial produtivo. Pode levar também a uma colheita antecipada, com parte da soja ficando disponível nos meses da safra velha e preenchendo a lacuna entre os ciclos. Isso seria especialmente benéfico para a soja.