25/Mai/2021
Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta segunda-feira (24/05), refletindo o clima favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos. Segundo a meteorologia, a previsão é de chuvas entre moderadas e fortes em boa parte da região nos próximos sete dias, o que deve favorecer a umidade do solo. Esse período mais úmido se segue a um progresso substancial do plantio. O vencimento julho da oleaginosa recuou 3,50 cents (0,23%) e fechou a US$ 15,22 por bushel.
Traders também continuaram reduzindo suas apostas na alta dos preços com a perspectiva de condições favoráveis para a safra dos Estados Unidos. Na sexta-feira (22/05), após o fechamento do mercado, levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) mostrou que a posição líquida comprada de fundos diminuiu 13,5% na semana encerrada em 18 de maio, de 167.128 para 144.594 lotes. Os investidores devem ajustar posições nesta semana antes do fim do mês e do fim de semana prolongado nos Estados Unidos.
Na próxima segunda-feira (31/05), os mercados norte-americanos permanecem fechados por causa do feriado do Memorial Day. Muitos traders vão sair do mercado mais cedo nesta semana tendo em vista o fim de semana prolongado. Com isso, o volume vai diminuir e a volatilidade do mercado provavelmente vai aumentar. Dados publicados mais cedo mostraram que 193.912 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana encerrada em 20 de maio, queda de 37,5% ante a semana anterior.