ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Mai/2021

Futuros em queda com dólar mais forte ante Real

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa pela quarta sessão consecutiva na sexta-feira (21/05). O mercado foi influenciado pelo fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as vendas externas brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. O vencimento julho da oleaginosa recuou 7,00 cents (0,46%) e fechou a US$ 15,26 por bushel.

A perda acumulada é de 3,86% nas últimas quatro sessões e de 3,78% nos últimos sete dias. Apesar da perspectiva de estoques apertados nos Estados Unidos ao fim da atual temporada e da próxima, a previsão é de maior oferta global em 2021/2022, o que vem deixando investidores um pouco mais tranquilos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou os estoques globais de soja ao fim de 2021/2022 em 91,10 milhões de toneladas. Outro fator que vem pressionando o mercado é o clima favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos.

Segundo a meteorologia, chuvas e temperaturas acima do normal nos próximos dias vão favorecer o desenvolvimento das lavouras. Além disso, muitos esperam que a área semeada com soja nos Estados Unidos seja maior do que a projetada pelo USDA no fim de março, de 35,45 milhões de hectares. Para a Universidade de Illinois, no relatório de plantio, que será divulgado no fim de junho, o USDA deve elevar sua estimativa em 404,7 mil hectares.