ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Mai/2021

Futuros têm altas com o dólar e correção técnica

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta na Bolsa de Chicago na sexta-feira (14/05), em um movimento de correção técnica após as perdas da véspera. O vencimento julho, o mais negociado, subiu 2,25 cents (0,14%) e fechou a US$ 15,86 por bushel. Traders aproveitaram preços mais baixos para realizarem compras de oportunidade, além de ajustarem suas posições para diminuir a exposição a risco antes do fim de semana.

Fundos de investimento também podem ter participado dos ajustes, comprando e liquidando lotes na tentativa de se anteciparem ao levantamento semanal da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC). O desempenho do dólar ante o Real também ajudou a manter os contratos em território positivo, uma vez que a desvalorização da divisa norte-americana tende a desestimular as exportações brasileiras e pode influenciar em um aperto momentâneo da oferta global. A menor exportação do País também pode significar um deslocamento da demanda para o produto dos Estados Unidos, principal concorrente no mercado global da oleaginosa.

Passado o relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o mercado voltar a monitorar com mais atenção o clima nos Estados Unidos. A meteorologia prevê que o Meio Oeste dos Estados Unidos deve registrar um aumento nas temperaturas, o que pode favorecer a germinação e o crescimento inicial das lavouras. Também são esperadas chuvas generalizadas nesta semana, mas as áreas mais ao norte terão precipitações leves.