14/Mai/2021
Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em queda de mais de 2% nesta quinta-feira (13/05), em um movimento de correção após duas sessões seguidas de alta. O vencimento julho caiu 58,50 cents (3,56%) e fechou a US$ 15,84 por bushel. A soja acompanhou perdas em outras commodities. Dados mostrando inflação em alta nos Estados Unidos contribuíram para pressionar as cotações. O índice de preços ao produtor (PPI) dos Estados Unidos subiu 0,6% em abril ante março. Na comparação anual, o PPI teve alta de 6,2% em abril, a maior desde que o indicador começou a ser calculado, em novembro de 2010. A liquidação de posições compradas vem após os grãos terem atingido máximas. Sem uma mudança climática real neste verão do Hemisfério Norte, a percepção é de que o pico já foi alcançado.
O mercado também reavalia os estoques acima do esperado do relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publicado na quarta-feira (12/05). O departamento manteve a sua previsão de estoque final em 3,25 milhões de toneladas na temporada 2020/2021. Quanto à safra 2021/2022, o USDA previu reservas domésticas de soja em 3,81 milhões de toneladas. A demanda externa mais fraca também pesou sobre os contratos. Nesta quinta-feira (13/05), o governo dos Estados Unidos afirmou que exportadores do país venderam 196,8 mil toneladas de soja para as duas safras, resultado menor do que o esperado pelo mercado.
Outro ponto que chama atenção é a ausência da China entre os principais compradores da semana. A China não aparece nem entre os principais destinos de embarques de negócios realizados anteriormente. Quanto ao clima nos Estados Unidos, a meteorologia previu que as temperaturas no Meio Oeste tendem a se aproximar lentamente de valores sazonais durante o fim de semana. O progresso das safras seguirá lento por ora, principalmente no leste, onde ocorreram várias noites com geada e congelamento. Na próxima semana, o padrão fica mais quente, ajudando a acelerar a germinação e o crescimento inicial. Também há chances de chuvas generalizadas de sexta-feira (14/05) à semana que vem, mas as áreas mais ao norte terão precipitações leves.