12/Mai/2021
Os futuros de soja na Bolsa de Chicago reverteram as perdas da véspera e fecharam em alta nesta terça-feira (11/05), sustentados pelo ajuste antes do relatório de oferta e demanda que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgará nesta quarta-feira (12/05) e por compras de oportunidade. O vencimento julho subiu 27,25 cents (1,72%) e fechou a US$ 16,14 por bushel. A expectativa com o relatório do USDA é grande porque este será o primeiro levantamento com estimativas de oferta e demanda para a safra 2021/2022. O relatório tem o potencial de levar as cotações a limites de alta ou baixa se houver alguma surpresa para cima ou para baixo do esperado. Quanto mais apertados os estoques, maior a oscilação de preços durante ralis climáticos e surpresas em relatórios.
A queda de segunda-feira (10/05) nos preços dos grãos na Bolsa de Chicago também criou uma oportunidade para os fundos voltarem antes do relatório do USDA. O complexo continua atraindo compras de oportunidade após as cotações cederem. Traders se afastam quando os preços estão caindo, mas até agora poucos traders especulativos têm interesse em construir posições vendidas. Fundos de investimento detinham apostas de alta nas cotações quase recordes em grãos. A Bolsa de Chicago avançou apesar do ritmo acelerado de plantio nos Estados Unidos. Na segunda-feira (10/05), após o fechamento do mercado, o USDA apontou 42% da área plantada de soja até o dia 9 de maio, avanço de 18% na semana.
O plantio está à frente do reportado em igual período do ano passado, 36%, e da média de cinco anos, 22%. Ainda conforme o departamento, 10% da soja emergiu, contra 6% um ano antes e 4% na média de cinco anos. Quanto ao clima nos Estados Unidos, a meteorologia indicou que o clima seco no norte e noroeste do Meio Oeste ainda é uma preocupação. A maioria das áreas estará seca pelo menos até quinta-feira (13/05). As temperaturas abaixo do normal continuarão a atrasar a emergência e o início do crescimento da safra durante grande parte da semana, incluindo algumas manhãs geladas. As temperaturas vão subir no fim desta semana e no fim de semana, ajudando a acelerar a germinação e o crescimento inicial. Chuvas generalizadas estão previstas para o cinturão de sexta-feira (14/05) até a semana que vem.