ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Abr/2021

Futuros fecham em alta pela 9ª sessão consecutiva

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago reverteram perdas e fecharam em leve alta na sexta-feira (23/04). Esta foi a nona sessão consecutiva de ganhos. A tendência para os mercados de grãos continua altista, com o clima adverso em importantes regiões de cultivo. Ainda há muito espaço para esses grãos subirem mais. O vencimento julho ganhou 1,75 cent (0,12%) e fechou a US$ 15,16 por bushel. Nas nove sessões, a valorização acumulada é de 9,93%.

Segundo a meteorologia, a previsão para o Meio Oeste dos Estados Unidos é de períodos de chuvas e tempestades nos próximos sete dias. As precipitações vão melhorar a umidade do solo, mas também atrapalhar o plantio. No Delta do Mississippi, fortes chuvas podem atrasar a semeadura. O anúncio de uma venda avulsa para a China também deu suporte às cotações. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram venda de 132 mil toneladas de soja para o país asiático, com entrega prevista para 2021/2022.

A menor disponibilidade de soja no mercado físico, com produtores segurando seus estoques, contribuiu para os ganhos. Embora a demanda por soja de 2020/2021 esteja se desacelerando, ainda há necessidade de mais racionamento. Porém, o mercado agora está mais focado na safra nova e que há menos suporte para soja da safra velha. Os estoques finais serão mínimos neste ano, mas isso não é novidade. As principais fontes de suporte fundamental para soja da safra velha são o esmagamento e a elevada demanda por óleo de soja, que está sustentando todo o complexo.