08/Abr/2021
Os futuros de soja fecharam em baixa nesta quarta-feira (07/04) na Bolsa de Chicago. O mercado foi influenciado pelo desempenho do óleo de soja, que caiu quase 2%. O derivado, que acumula valorização de 27% em 2021 e de mais de 80% em 12 meses, passou por uma correção. Além disso, traders aguardam dados da China para terem uma ideia mais clara sobre a procura pelo óleo vegetal. Nesta semana, a China deve começar a ver um grande aumento nas entregas de soja brasileira.
Se houver um grande aumento das entregas, mas o esmagamento não crescer muito, isso é um sinal de fraca demanda. O vencimento maio da soja em grão recuou 10,00 cents (0,70%) e fechou a US$ 14,08 por bushel. A desaceleração da demanda da China pelo grão norte-americano, com muitos importadores do país redirecionando compras para o Brasil, é outro motivo para a queda dos preços.
Os compradores chineses relevantes de produtos agrícolas dos Estados Unidos desapareceram do mercado nas últimas semanas. A perspectiva de uma colheita recorde no Brasil também pressionou as cotações. Traders também ajustaram posições antes do relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado na sexta-feira (09/04).